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Logística estratégica: como revolucionar o setor de operações?

O conceito de logística estratégica não é novo, apesar de muitas empresas ainda não investirem o suficiente nessa ideia. Ainda que ela extrapole o patamar operacional, é necessário amadurecer as questões relacionadas a ela para alavancar os resultados organizacionais.

Pensando no potencial que essa gestão tem e em como ela pode revolucionar as operações, resolvemos elaborar o artigo de hoje e explicar melhor o assunto. Continue acompanhando a leitura e saiba mais!

O que é a logística estratégica?

A logística estratégica pode ser definida como o setor responsável por elaborar e implementar ações voltadas para a otimização dos fluxos de trabalho, redução de custos, criação de valor, elaboração de soluções diferenciadas e obtenção de vantagem competitiva.

Por meio dela, as empresas conseguem manter o foco nas necessidades dos clientes e no que precisa ser feito para satisfazê-las. Dessa forma, todas as atividades são geridas e executadas de modo a gerar eficiência e oferecer diferenciais nos produtos e serviços.

Quais aspectos devem ser considerados para promover essa gestão?

Para que a logística em uma empresa chegue ao patamar estratégico, não basta ir além das rotinas operacionais. Nos tópicos abaixo, fizemos uma relação de alguns aspectos que são indispensáveis. Confira!

Planejamento estratégico

O planejamento é a base de qualquer atividade bem-sucedida. Por meio dele, são definidos os objetivos, as metas e quais ações devem ser adotadas para que se alcance o que foi proposto.

Isso quer dizer que, nesse caso, deve-se pensar além das operações de estoque e transporte, por exemplo, e começar a elaborar estratégias e alternativas para que a logística proporcione ganhos para o desempenho organizacional.

Em outras palavras, consiste na definição de ações voltadas para a redução de custos, a criação de valor e de diferenciais competitivos, entre outros pontos.

Investimento em ferramentas tecnológicas

A automatização das tarefas passou a ser uma necessidade, à medida que o mundo tem se tornado cada vez mais conectado. Gerir processos manuais é sinônimo de ineficiência, equipes menos produtivas, maior risco de erros e necessidade de retrabalhos, informações espalhadas que não geram conhecimento, entre outros problemas.

Ao adotar sistemas de gestão, consegue-se ganhos em agilidade, precisão nos dados e a possibilidade de gerar relatórios — que

dão suporte na elaboração de análises a respeito dos processos e permitem uma tomada de decisão mais acertada. Redução de custos

A redução de custos é um dos aspectos mais básicos da logística estratégica. Para que a transformação ocorra e a empresa possa se beneficiar disso, deve-se pensar em ações que ajudem a diminuir os dispêndios, ao mesmo tempo em que se gera eficiência nos processos.

Para se chegar a essa redução, vale a pena considerar alguns pontos, como:

eliminação (ou redução) de desperdícios;
redução dos níveis de estoque;
eliminação de tarefas desnecessárias (que não agregam valor);
otimização dos fluxos de trabalho.

Vale lembrar que, ao diminuir os gastos, a empresa ganha aumentando a margem de lucro ou, então, oferecendo preços mais atraentes para os seus clientes e alavancando o faturamento.

Logística enxuta

A logística enxuta é baseada no sistema de produção enxuta, criado pela Toyota. O objetivo é eliminar qualquer desperdício que ocorra na operação e promover ganho de eficiência nas atividades.

Para isso, deve-se colocar em prática algumas ações, como:

mapeamento dos processos;
identificação de falhas;
elaboração de soluções eficazes;
monitoramento dos resultados.

Gerenciamento de riscos

O gerenciamento de riscos é um ponto fundamental para minimizar os pontos fracos e as ameaças que podem comprometer os resultados das operações. Ele consiste na identificação dos riscos envolvidos nos processos e na definição de ações que podem ajudar a eliminá-los ou minimizar os impactos.

Essa tarefa ajuda a aumentar a previsibilidade dos resultados, a elaborar cenários — pessimista, realista e otimista — que podem acontecer e a identificar como a equipe deve se comportar diante de cada um deles.

Respostas rápidas

Em tempos em que os mercados estão cada vez mais competitivos, ao mesmo tempo em que os clientes se tornaram mais exigentes, oferecer respostas rápidas é o melhor caminho para se destacar.

Isso diz respeito tanto aos processos internos quanto à forma como os consumidores são atendidos e têm suas demandas solucionadas. Porém, para que isso seja possível, deve-se ter um fluxo de informações bem estruturado, estimular o compartilhamento de dados e manter a comunicação fluida entre todas as áreas — alcançando a sinergia.

Logística integrada

A logística integrada consiste no esforço para integrar processos, pessoas, setores e, até mesmo, os parceiros de negócio envolvidos na mesma cadeia logística. Aqui, entramos no mesmo assunto do tópico anterior e ressaltamos a importância de a comunicação ser clara, constante e fluida.

A partir daí, todos os envolvidos conseguem monitorar o status das atividades, ainda que elas não tenham se iniciado dentro do fluxo — em outras palavras, é possível fornecer um prazo de entrega para o cliente mesmo quando os produtos ainda nem saíram do fornecedor — tudo graças à confiabilidade dos processos e ao compartilhamento das informações.

Assim, consegue-se planejar com mais eficiência, alcançar a sinergia entre todos os envolvidos e promover resultados ainda mais satisfatórios, de uma ponta a outra da cadeia de abastecimento.

Melhorias contínuas

A adoção de uma rotina de melhorias contínuas depende da avaliação constante dos processos e da identificação de pontos que podem ser aprimorados. Com ela, as empresas se colocam no caminho da excelência e, constantemente, desenvolvem soluções que contribuirão para otimizar as operações.

Como ela impacta nos resultados das operações?

A partir do momento em que a logística estratégica é colocada em prática, ela pode proporcionar diversos benefícios para as organizações, principalmente no que diz respeito ao relacionamento com os clientes e à experiência que eles têm com o negócio. Entre as principais vantagens, podemos citar algumas a seguir.

Ganho em eficiência

Eficiência quer dizer obter o melhor resultado possível, gastando o mínimo possível de recursos. Quando se otimiza os processos, investe-se na redução de custos, elimina-se desperdícios e as equipes conseguem produzir mais, pode-se dizer que as rotinas se tornaram mais eficientes.

Aumento da qualidade dos produtos e serviços

A partir de todas as correções e melhorias aplicadas aos processos, é seguro dizer que a qualidade dos produtos, serviços e, até mesmo, do atendimento aumenta. Em parte, isso também se dá pelo fato de que as atenções estão voltadas para a criação de valor.

Elevação da satisfação dos clientes

A partir do momento em que o foco se volta para o cliente (e suas necessidades) e para o aumento da qualidade, as chances de que o público se torne mais satisfeito com as soluções oferecidas pelo seu negócio são elevadas.

Além disso, ainda se pode contar com o benefício de uma imagem positiva no mercado, que se desenvolve graças às opiniões positivas que as pessoas relatam umas para as outras.

​Criação de vantagem competitiva

Por fim, podemos dizer que a redução dos custos, o aumento da lucratividade, a satisfação dos clientes e o investimento em boas práticas levam à criação de vantagem competitiva — o que coloca sua empresa em um patamar superior aos concorrentes.

A logística estratégica é uma forma de se otimizar a gestão e conseguir resultados cada vez mais eficazes, que vão muito além de gerir uma operação eficiente e satisfatória. Quando bem implementada, ela permite que as empresas se coloquem no caminho para o crescimento e posicionem-se de maneira mais forte no mercado.